Projeto Dissertação de Mestrado

Esta proposta insere-se no contexto de uma vivência pessoal que teve seu início no ano de 1996, na Escola Estadual de Ensino Médio José Gomes de Vasconcelos Jardim, então localizada na Cidade de Canoas, no bairro Estância Velha, Rio Grande do Sul, quando passei a desenvolver atividades na área de Física. É nessa escola que exerço a função até hoje.

O trabalho propôs uma prática alternativa que foi aplicada a uma turma de oitava série, da Escola José Gomes de Vasconcelos Jardim, durante o segundo semestre do ano letivo de 2009. A carga horária dessa turma é de 120 horas-aula anuais ou 3 horas-aula semanais.
A aplicação da proposta teve a duração de 2 (dois) meses e meio, com encontros semanais de 3 horas-aula de duração, totalizando 30 horas.
O desenvolvimento das atividades aconteceu no campo conceitual, de modo que os principais conceitos físicos foram abordados de forma que não necessitassem de ferramentas matemáticas que a turma não tenha dominado.
Não sendo viável ministrar Eletromagnetismo em dois meses e meio de aula, totalizando 30 horas-aula, foi necessário selecionar alguns tópicos, a fim de despertar o interesse e a atenção dos alunos.
Dentre os tópicos selecionados têm-se:
  • Processos de Eletrização;
  • Corrente Elétrica;
  • Efeito Joule;
  • Associação de resistores;
  • Campo Magnético;
  • Indução Magnética;
  • Efeito Curie;
  • Lei de Faraday – Lenz.
Para facilitar o ensino-aprendizado, foi elaborado um material instrucional[1], enfocando de forma conceitual e contextualizada os conteúdos do Eletromagnetismo a serem trabalhados neste nível de ensino (Ensino Fundamental). Em paralelo ao contexto teórico e conceitual, foram demonstrados, em sala de aula, experimentos clássicos e fundamentais do Eletromagnetismo, em função dos tópicos citados.
Dentre os experimentos elaborados destacam-se:
  • Atração e repulsão entre bexigas;
  • Bolinhas de isopor flutuantes;
  • Desviando um filete de água;
  • Eletroscópios;
  • Produção de corrente elétrica por meio de reações químicas;
  • Transformação de energia elétrica em energia térmica;
  • Associação de resistores em série e paralelo;
  • Associação de pilhas;
  • Eletroímã;
  • Motor elétrico;
  • Mapeamento do campo magnético;
  • Bússola;
  • O imã que perde a propriedade magnética momentaneamente;
  • Experimento de Oersted / Efeito da corrente elétrica sobre uma bússola.

Ao final de cada demonstração prática foi apresentado aos alunos um modelo científico[2] capaz de explicar a demonstração. Sempre que possível, foi retomadas as idéias propostas comparando-as com o modelo científico.
Os materiais utilizados nos experimentos demonstrativos foram adquiridos e confeccionados pelo proponente. Também foi utilizados equipamentos do Colégio da rede privada* no qual o proponente também leciona.



[1] Texto/Resumo elaborado para cada aula.
[2] Simulações e vídeos.
* Colégio Espírito Santo – Canoas/RS